Cuidados básicos com os figurinos de dança do ventre

Os figurinos de dança do ventre muitas vezes são um grande investimento. Para que eles tenham uma vida longa e outras pessoas também possam utilizá-los caso um dia você queira compartilhá-los, aqui vão algumas dicas sobre como cuidar das suas roupas, elaboradas pela bailarina Shaina Nur que também é proprietária do Atelier Fazendo Arte.

Confira o que Shaina diz que você NUNCA deve fazer:

DICAS.jpg

LAVAGEM:

As saias geralmente são do tecido musseline, ou mesmo que seja de outro tecido, a lavagem pode ser feita da forma convencional segundo a bailarina, mas se tiver algum bordado os cuidados devem ser redobrados, e a lavagem deve ser sempre de forma manual. Se você tiver alguma dúvida quanto ao tecido, se pode encolher ou ser danificado, leve a uma lavanderia especializada para esclarecer suas dúvidas.

Agora Shaina nos conta o passo a passo sobre como lavar as peças,  como os sutiãs e cintos que compõem sua roupa de dança do ventre (se for um vestido, utilize a mesma técnica):

♦ Se seu sutiã tem enchimento, remova, pois irá demorar mais tempo para secar. Lave o enchimento separadamente, eles não precisam de cuidados especiais.

♦ Mergulhe o sutiã e o cinto em um balde ou bacia com água morna e sabão de coco, tente manter apenas o tecido em contato com água, evitando que as pedras fiquem de molho. Esse processo não deve ultrapassar dois minutos.

♦ Utilize uma escova pequena macia de lavar roupas ou escova de dentes e esfregue somente os pontos de sujeira, em seguida enxágue completamente, garantindo que todo o sabão tenha sido removido.

♦ O próximo passo é envolver as peças em uma toalha e pressionar devagar até absorver boa parte da água, principalmente o excesso de água dos metais como strass, fechos ou ganchos.

♦ Deixe secar em um local ventilado e com sombra. Quando estiver completamete seco, coloque os enchimentos novamente se houver.

Se você optar por lavar seus figurinos em lavanderias, mostre aos responsáveis todos os detalhes do seu traje. Por mais que tenham experiência é bom lembrar que lantejoulas podem derreter com a exposição a solventes de limpeza ou se houver peças coladas, o cuidado deve ser ainda maior, pois a cola pode amolecer.

Diminua a frequência das lavagens utilizando as dicas abaixo:

Para acabar com o cheio de suor e perfume das roupas, o ideal é que após todas as vezes que o figurino for utilizado, mantê-lo exposto em um lugar arejado por pelo menos um dia. Aproveite para borrifar desinfetantes com ação bactericida, que possa ser utilizado em tecidos, desta forma você elimina boa parte das bactérias.

GUARDA-ROUPAS:

Procure guardar seu figurino em caixa de papelão, as sacolas plásticas não são recomendadas pois são pouco arejadas e podem ficar com cheiro de mofo. Uma dica para evitar o mofo é colocar pedaços de giz escolar dentro da caixa ou do armário, eles tiram o excesso de umidade do ar.

OUTRAS DICAS:

Transporte seu figurino sempre com muito cuidado, em sacolas separadas de preferência, quando houver mais que uma peça, esta é uma forma de evitar que as pedras ou cristais “enganchem” em outros tecidos.

Todo figurino  deve ser tratado com carinho. Isso vale para os seus e os que são emprestados a você.

Esperamos que aproveitem todas as dicas da Shaina Nur, mantendo seu figurino sempre com uma aparência de novo.

Shaina-Nur.jpg2_-2776864292-1526935854983.jpg
Shaina Nur – Foto: divulgação
Por Renata Santana/Shaina Nur

Deixe uma resposta