Mahasin Cia de Dança lança audição para público infantil

04/05/2018

Se você acompanha as redes sociais daquele grupo verde limão dos eventos, certamente já apareceu em sua timeline, videos das preparações para festivais de danças árabes como o “Mercado Persa”, e logo deve ter visto algumas meninas praticando a dança do ventre, carinhosamente chamadas de “BellyPrincess”. Isso mesmo, a Mahasin Cia de Dança que possui mais de 7 anos de existência, reconhecida por alcançar diversas premiações em festivais de danças árabes, acaba de lançar mais um projeto: a Mahasin Kids.

As inscrições para selecionar as integrantes do grupo já estão abertas e a audição acontece no dia 26 de maio em São Paulo.

FB_IMG_1525289762531.jpg
Mahasin Cia de Dança – Foto: Divulgação

A idealizadora da companhia Isis Mahasin, acredita que a dança do ventre pode ser praticada sim por crianças, mas de uma maneira responsável, sendo que o objetivo do projeto é ensinar danças árabes para crianças através de um método lúdico, educativo e criativo.

E daí você se pergunta: por que uma companhia de dança, de caráter, competitivo quer entrar nesse “ramo”?

De acordo com a organização, a Mahasin é uma Cia que preza pela diversidade. Temos em nossas turmas mulheres, adolescentes, senhoras, profissionais e amadoras, nossa essência é sempre mostrar que tudo é possível desde que haja vontade e dedicação, por meio da nossa ferramenta: preparação para competições. Queremos mostrar para todos que a dança do ventre também é para crianças. Diz Joyce Borges sócia diretora da Cia.

Isis Mahasin é a principal coreógrafa dos grupos de danças árabes, iniciou na dança do ventre aos 8 anos e nunca mais largou. Atribui as suas habilidades e desenvolvimento motor ao fato de ter despertado seu interesse pela dança ainda na infância.

A Coordenadora do projeto é Leide Cruz, ela diz que um dos desejos é contribuir para a desmistificação da dança do ventre como algo sensual. “Queremos mostrar que existe muito mais por trás das apresentações e das aulas e através da afinidade das crianças com a dança do ventre e o palco, mostrar valores e benefícios que podem ser muito melhor aproveitados e fixados quando iniciamos a aprendizagem nessa fase,  completa Leide.

Veja o que as organizadoras do projeto dizem sobre os benefícios da dança para crianças e quais estratégias têm adotado para a audição.

“A dança traz para as pessoas como um todo diversos benefícios, mas para as crianças isso é ainda mais fácil de notar, pois elas ainda estão na fase de desenvolvimento e, se expostas a bons exemplos e atitudes, o aproveitamento é ainda maior. Afinal, as crianças aprendem com as pessoas e o ambiente ao seu redor. Os benefícios principais e mais notados logo de início são a socialização e a disciplina, estimuladas por atividades lúdicas que estimulam a imaginação e a criatividade da criança. As crianças vão interagir umas com as outras, aprender a trabalhar em equipe e ter senso de regras, além de já ter os primeiros contatos com responsabilidade e comprometimento, por meio de coreografias, dinâmicas e brincadeiras. Fisicamente, os benefícios são proporcionados pelos movimentos trabalhados que permitem um melhor desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da postura, aumento no tônus muscular, lateralidade e consciência corporal. Por fim, mas não menos importante, a oportunidade de aprender uma cultura diferente.

Mas aí, você, papai ou mamãe está com medo do caráter competitivo do grupo, estamos aqui para acalmar seu coração. Queremos criar nas crianças um senso de competição saudável, ensinar que competir é bom para trocar experiências, para aprender coisas novas, conhecer pessoas novas, saber como está a sua dança, mas acima de tudo para mostrar o resultado de seu trabalho com alegria e sua dedicação para todos.

E provavelmente as mesmas dúvidas permeiam sobre a audição, sobre o trauma que um teste pode causar etc, e sim, nós também pensamos nisso: a audição vem para trazer para criança, assim como também para as “bellyadultas” da Mahasin, a importância que é lutar por aquilo que se quer. Mesmo pequeninas, elas já entendem o que é merecimento, um exemplo disso é quando negociamos “se você comer toda a comida, terá a sobremesa”, isso é um incentivo para que ela coma tudo e que se cumprir com o combinado terá o que almejou. Da mesma forma será com audição, que tendo em vista a capacidade e a novidade, não tem como objetivo ser dificultoso ou excluir ninguém. Se a “minibelly” prestar atenção, seguir o combinado com a professora e se dedicar, conseguirá entrar na Mahasin Kids, que é o que ela almeja naquela hora. Dessa forma, mostrar merecimento e trazer isso para as crianças fará com que elas se esforcem durante os ensaios e nas aulas, e assim entendam que elas têm papel importante com o grupo e com elas mesmas.

Foi pensando em todos esses fatores, nas necessidades desse público e no crescimento de produtos, concursos e eventos que contam com a participação de crianças que Isis Mahasin e Joyce Borges convidaram para coordenar o projeto a bailarina Leide Cruz.”

Sobre a coordenadora do projeto

FB_IMG_1525289605994
Leide Cruz – Coordenadora do Projeto

Leide Cruz iniciou seus estudos em dança do ventre em 2010. Em 2014 se tornou professora e dançarina de dança do ventre credenciada pelo SINDDANÇA (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo). É integrante da Cia Mahasin desde 2015, e em 2018 concluiu o curso de dança do ventre infantil: Metodo Sasaki (desenvolvido pela Professora e Bailarina de danças árabes Rebeca Sasaki). É pedagoga formada pela Universidade Cruzeiro do Sul desde 2016, trabalhou em projetos sociais de aprendizagem da prefeitura e é mãe do Benjamin de 2 anos.

 

Isis Mahasin, diretora e idealizadora da Mahasin Cia de Dança afirma: “A Leide tem uma afinidade natural com crianças, estudou para trabalhar com elas e entende, na pele, todas as dúvidas e receios que as mamães podem ter em relação ao projeto”.

E Joyce Borges, diretora da Mahasin, complementa: “Ela tem uma preocupação constante com a evolução e aprendizagem na infância, além de ser professora de dança e pedagoga, que são dois fatores que ajudam ainda mais. Com certeza todas as minibellys da Mahasin estarão em ótimas mãos!”.

Então se você tem uma princesa em casa que adora dança e quer aprender, procure as organizadoras e saiba mais. Para as integrantes da Cia, a Mahasin é mais que uma Cia de dança, é uma família, que não só compete, mas também aprende, ensina e se diverte levando o encanto da dança a todos.

Mahasin_Cia_Kids.jpg

Mahasin_Cia_Kids_1.jpg
Foto: Divulgação

Informações:

Mahasin Kids, para meninas entre 6 e 9 anos.

Audição: 26 de maio de 2018, às 11h

Local: Escola Movimento e Arte

Av.Padres Olivetanos, 309 – Vila Esperança.

Objetivo: ensinar danças árabes para crianças através de método lúdico, educativo e criativo, voltado totalmente para este público. Preparação das integrantes para participar de eventos da área, sejam mostras ou até competições.

Para integrar o grupo não é necessário saber dançar, apenas é necessário ter vontade de aprender e a disposição dos responsáveis para se comprometer com a motivação dessas pequenas, ensaios e eventos da área.

Para participar da audição é necessário preencher ficha de inscrição. Solicite via email: ciamahasindedanca@gmail.com

Ao ser aprovada: ensaios semanais, sábados das 11h às 12h.

Em caso de dúvida entre em contato com Leide Cruz via whatsapp: 11 98070-5325

Conheça mais sobre a Mahasin na FanPage: www.facebook.com/ciamahasin

Por Equipe ADV