Mercado Persa: Festival internacional de danças orientais chega à 24ª edição mantendo o título de maior do mundo.

10/04/2018
feira-2.jpg
Divulgação/Foto: Sidney Lima

O ‘Mercado Persa’ (Congresso Internacional de Dança, Arte e Cultura Árabe) – maior festival internacional de danças orientais do mundo – acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril em São Paulo. Artistas, bailarinos, músicos e cantores de vários países, farão diversas apresentações, shows simultâneos e ininterruptos durante toda a programação do evento. Haverá também programação de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento na dança, exposição e programação de palestras gratuitas aos participantes do evento.

De acordo com os organizadores o festival nasceu com a missão de divulgar a arte da dança oriental árabe e unir os praticantes, profissionais da área e apreciadores em um evento que possibilita a troca de conhecimentos, aprendizado, novos contatos e negócios. Evento pioneiro na área, se reinventa a cada ano, e a cada edição traz novidades e atrações que enchem os olhos dos frequentadores.

Dentro ou fora do palco, o Festival Árabe é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes que vem de diversas localidades do Brasil e fora dele também, para concorrer nas diversas modalidades de danças árabes.

Shalimar (1)
Divulgação/Foto: Patty Monteiro

Uma história de sucesso

Em 1995, quando ocorreu a primeira edição do Mercado Persa com cerca de 300 participantes, 30 apresentações de danças e 7 expositores, poucos imaginavam que chegaria ao ponto de se tornar um evento referência no mundo. Atualmente conta com pelo menos 8 mil participantes em cada edição, mais de 500 apresentações e cerca de 70 expositores. O festival foi idealizado pela mestra Samira Samia uma das precursoras da dança oriental árabe no Brasil e em 1996 Shalimar Mattar sua filha assumiu a direção. O Mercado Persa foi o primeiro evento do mundo realizado neste formato de festival oriental, reunindo concursos, mostras de danças, desfiles, congresso e feira.

Abertura: Show de Gala

O Show de abertura acontece no dia 13 de abril às 21h, com a participação do cantor sírio Tony Mouzayek e bailarinos brasileiros e internacionais: Jade el Jabel, Amara Saadeh, Esmeralda, Mahaila El Helwa, Luciana Midlej, Melinda James, Alika Hanan, Bruno Habibi e Nerina Belitez.

Mercado Persa
Congresso Internacional de Dança, Arte e Cultura Árabe De 13 a 15 de abril de 2018
Local: WTC Events Center
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo
Ingressos: devem ser adquiridos no site www.lojamercadopersa.com.br e variam de R$ 70 a R$ 140.

Mais informações:

Site: http://www.mercadopersa.com.br

Por Renata Santana